quinta-feira, abril 26, 2007

O efeito de estufa



O efeito de estufa existe na Terra desde a formação da sua atmosfera. à distância que a Terra se encontra do Sol não seria possível, sem uma acumulação de calor, atingir as temperaturas que se registam hoje na Terra e, consequentemente, existir vida tal qual a conhecemos. Está estudado que na ausência de efeito de estufa natural a temperatura na Terra seria 33ºC mais baixa(!!!!). Isto significa, por exemplo, que se a temperatura média em Portugal varia, mais ou menos, entre os 14ºC e os 17ºC, sem efeito de estufa ela seria de aproximadamente -18ºC em média. Assim, teríamos com toda a certeza um clima polar onde sómente no Verão a temperatura pouco ultrapassaria os 0ºC.

A figura mostra que da radiação solar que chega à Terra (1) parte dela (+/- 30%) é logo reflectida para o espaço (2) não atingindo a superfície. 70% chega às camadas mais baixas da atmosfera (3). A Terra tem a capacidade de transformar a radição solar em calor(radiação terrestre, calor ou radiação infravermelha) e parte desse calor fica retido na atmosfera (5) por acção dos gases com efeito de estufa (vapor-de água, dióxido de carbono, metano óxidos de azoto, só para falar nos mais importantes), enquanto que outra parte é enviada para o espaço (4).

A atmosfera terrestre funciona como uma estufa: é permeável à radição solar mas retém parte do calor posteriormente emitido pela Terra.

As actividades humanas estão a reforçar este efeito de estufa natural, pela produção de grandes quantidades de gases de efeito de estufa provenientes da actividade industrial, agricultura, queima de combustíveis fósseis, transportes, etc. A atmosfera fica cada vez mais densa com o aumento destes gases retendo cada vez mais calor nas baixas camadas da atmosfera.

Se uma só erupção vulcânica como a do Monte Pinatubo pode ter consequências climáticas relativamente graves... Imaginem agora as consequências que a emissão de quantidades enormes de poluentes poderá ter ou já estar a ter no clima mundial!...

PTG

O monte pinatubo e o clima



Em 1991 o Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção, lançando para a atmosfera toneladas de cinza e gás. A núvem da erupção (que a figura mostra) chegou mesmo a penetrar na estratosfera (a camada que se situa acima da troposfera). De lembrar que a estratosfera se encontra entre, aproximadamente os 10km e os 50 km de altitude.


A erupção originou também a produção de 15 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que deram origem à queda de chuva ácida.


A estratosfera tem fraquíssimas quantidades de vapor-de-água e, também por isso, a formação de núvens a esta altitude é muito diminuta. Por isso, os poluentes que aí se acumulam, neste caso poluentes naturais, são "lavados" com muito maior dificuldade. Os fortes ventos da estratosfera foram responsáveis pela distribuição global destas cinzas e gases, em especial na região equatorial. Em consequ~encia, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radição solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.