quinta-feira, maio 03, 2007

Final do Blog

Este blog chegou ao fim. Tudo foi mudado para um outro cujo nome é GEOGRAPHICAE. Está no Wordpress e tem muitos mais artigos e informação. Paea já vou mater este blog sem o apagar, pelo menos nos próximos tempos.
Visitem, então o novo Blog com um novo visual.
PTG

quinta-feira, abril 26, 2007

O efeito de estufa



O efeito de estufa existe na Terra desde a formação da sua atmosfera. à distância que a Terra se encontra do Sol não seria possível, sem uma acumulação de calor, atingir as temperaturas que se registam hoje na Terra e, consequentemente, existir vida tal qual a conhecemos. Está estudado que na ausência de efeito de estufa natural a temperatura na Terra seria 33ºC mais baixa(!!!!). Isto significa, por exemplo, que se a temperatura média em Portugal varia, mais ou menos, entre os 14ºC e os 17ºC, sem efeito de estufa ela seria de aproximadamente -18ºC em média. Assim, teríamos com toda a certeza um clima polar onde sómente no Verão a temperatura pouco ultrapassaria os 0ºC.

A figura mostra que da radiação solar que chega à Terra (1) parte dela (+/- 30%) é logo reflectida para o espaço (2) não atingindo a superfície. 70% chega às camadas mais baixas da atmosfera (3). A Terra tem a capacidade de transformar a radição solar em calor(radiação terrestre, calor ou radiação infravermelha) e parte desse calor fica retido na atmosfera (5) por acção dos gases com efeito de estufa (vapor-de água, dióxido de carbono, metano óxidos de azoto, só para falar nos mais importantes), enquanto que outra parte é enviada para o espaço (4).

A atmosfera terrestre funciona como uma estufa: é permeável à radição solar mas retém parte do calor posteriormente emitido pela Terra.

As actividades humanas estão a reforçar este efeito de estufa natural, pela produção de grandes quantidades de gases de efeito de estufa provenientes da actividade industrial, agricultura, queima de combustíveis fósseis, transportes, etc. A atmosfera fica cada vez mais densa com o aumento destes gases retendo cada vez mais calor nas baixas camadas da atmosfera.

Se uma só erupção vulcânica como a do Monte Pinatubo pode ter consequências climáticas relativamente graves... Imaginem agora as consequências que a emissão de quantidades enormes de poluentes poderá ter ou já estar a ter no clima mundial!...

PTG

O monte pinatubo e o clima



Em 1991 o Monte Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção, lançando para a atmosfera toneladas de cinza e gás. A núvem da erupção (que a figura mostra) chegou mesmo a penetrar na estratosfera (a camada que se situa acima da troposfera). De lembrar que a estratosfera se encontra entre, aproximadamente os 10km e os 50 km de altitude.


A erupção originou também a produção de 15 milhões de toneladas de dióxido de enxofre que deram origem à queda de chuva ácida.


A estratosfera tem fraquíssimas quantidades de vapor-de-água e, também por isso, a formação de núvens a esta altitude é muito diminuta. Por isso, os poluentes que aí se acumulam, neste caso poluentes naturais, são "lavados" com muito maior dificuldade. Os fortes ventos da estratosfera foram responsáveis pela distribuição global destas cinzas e gases, em especial na região equatorial. Em consequ~encia, nos dois anos seguintes a temperatura global da Terra baixou ligeiramente, pois menor quantidade de radição solar chegou à troposfera devido a estas cinzas que tornaram a atmosfera mais opaca.







sábado, março 17, 2007

Ambiente e sociedade

A entrada no novo tema (Ambiente e sociedade) marca o princípio do fim do programa de 9º ano. À semelhança do que foi feito anteriormente também serão disponoibizados vários documentos em powerpoint para ajudar no estudo. Não se esqueçam, por isso, de ir visitando a minha página. Em alternativa podem seguir o link dos documentos a partir do blog.

Trabalhos de Grupo

Há um atraso na publicação no Blog dos trabalhos de grupo. No entanto, eles serão disponibilizados o mais rapidamente possível, mas só aqueles que são trabalhos originais. De uma forma geral, estão de parabéns.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Interdependência entre espaços


Caros alunos(as):

Já está disponível na minha página do sapo mais um documento em pdf para download. É sobre o ponto da "interdepend~encia entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento". resume e estrutura as últimas aulas e é um bom documento de estudo. Sugiro, por isso, que vão até à minha página, ou em alternativa que sigam o link para downloada aqui fornecido

Bom trabalho e felicidaes para os testes que se aproximam. Quanto aos teste de geografia não tenho tido muito tempo para os corrigir: para além das aulas, da preparação das mesmas, da elaboração de documentos de estudo e das reuniões de avaliação, não me tem sobrado muito para a correcção dos testes. Tenham mais um pouco de paciência


LINK PARA DOWNLOAD

PAMTG

segunda-feira, janeiro 22, 2007

Novidades de documentos para estudo

Caros alunos:

Na minha página estão disponíveis muitos documentos para preparação para o teste. Há resumo de matéria, fichas e exttos de apoio. Por isso, vão até lá e aproveitem.

PTG

sexta-feira, janeiro 19, 2007

SNIG- Educação


Chamo a vossa atenção para um site fantástico do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG). É todo ele virado para as questões de educação e tem muito mapas e informação variada muito útil à disciplina de Geografia.
Depois do Atlas de Portugal, este é mais uma iniciativa de grande qualidade do SNIG.
Podem aceder ao site clickando AQUI.

PTG

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Pobreza no Mundo


População Mundial que vive com menos de 1 Dólar por dia.
As regiões a castanho são as mais desenvolvidas e, segundo os dados, não registos de população a viver com menos de $1 por dia. Estas regiões são a América do Norte, A Europa Ocidental, Japão/Coreia do Sul, e Oceania.
Ao contrário, na África subsariana e Ásia meridional a percentagem de população nestas condições é muito elevada.
De lembrar que o dólar tem um valor aproximado do Euro, mas hoje ligeiramente inferior.
PTG

sábado, janeiro 13, 2007

Médicos a trabalhar

É talvez um dos mapas que melhor ilustra a diferença Norte/Sul. Observem o "Grande" continente africano que parece desaparecer. Territórios geograficamente pequenos como o Japão, ou até Portugal, estão bem visíveis neste mapa: Aliás, Portugal surge "maior" do que a África subsariana.
Em 2004 7,7 milhões de médicos estavam no activo. O maior número regista-se na China, que é o território que surge, neste mapa, com maior dimensão

PTG

Esperança de vida

Este mapa mostra quase o negativo do da mortalidade infantil. Esta esperança de vida é calculada com base nas crianças nascidas em 2002 sob o pressuposto que as tendências até agora verificadas continuarão no futuro. A esperança de vida é substancialmente diferente entre homens e mulheres, ou seja, é superior nas mulheres. Muitas têm sido as causas apontadas para tal facto, mas parece que o trabalho diferenciado tem sido o principal factor explicativo. Assim, há poucas mulheres pescadoras, mineiras, militares, ou seja, falamos de profissões que são conhecidas por diminurem grandemente a esperança de vida e que têm sido praticadas, na sua grande maioria, por homens. A emancipação da mulher, um processo ainda em curso, terá, no futuro, um efeito de aproximação dos valores da esperança de vida entre mulheres e homens.
A esperança de vida mais longa é registada no Japão (81 anos e seis meses). Ao contrário, a esperança de vida mais curta é registada na zambia (país africano), com 32 anos e 8 meses!!!!! A média mundial situa-se nos 67 anos. A mortalidade na zambia e a consequente descida da esperança de vida, tem vindo a aumentar nos últimos anos em consequência da epidemia de SIDA.

PTG

Mortalidade infantil



Este mapa deformado mostra a Mortalidade Infantil no Mundo. As regiões com maiores valores estão exageradas e aquelas com valores mais baixos estão reduzidas. A África e o Sul da Ásia parecem ocupar todo o mapa, enquanto que a Europa e a América estão representadas num tamanho muito reduzido. De notar também que a Oceania está praticamente invisível.

Os dados dizem respeito a 2002, ano em que ocorreram, a nível mundial 7,2 milhões de crianças com menos um ano de idade. 5,4% morreram no primeiro ano de idade e 2,3% durante a primeira semana. Na ìndia cerca de 7 bebés em cada 100 (70 por mil) morrem no primeiro ano de vida. mas a região em pior situação é mesmo o Continente africano, o qual regista 22 países com uma taxa superior a 10 mortes em cada cem nascimentos. O valor mais elevado é registado na Serra Leoa (um dos páises com IDH mais baixo do Mundo) que atinge o valor de 16,5 bebés que morrem por cada cem nascimentos.

É bem um Mundo de contrastes!!!!!

PTG

Desigualdades 2

Mais uma imagem elucidativa das desiguladades no Mundo.
Uns são gordos, outros são magros;
Uns têm sede, outros desperdiçam água.
Reparem como há sempre uma diferencição em Hemisférios.
PTG

As desigualdades no Mundo


As desigualdades económicas no Mundo são, hoje em dia, muito profundas. Este cartoon mostra o contraste entre, por um lado, a Europa e, por outro lado, a Ásia sobrepovoada. Na Europa brinca-se alegremente, canta-se, emfim, a vida é Bela!!!. Ao mesmo na Ásia vive-se mal. e alguns tentam escapar. A pressão demográfica (excesso de população relativamente aos recursos disponíveis) faz com que alguns tentem migrar para regiões onde, à partida, a vida é mais fácil.
PTG

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Caderno Diário

Têm sido colocadas algumas questões relativamente aos cadernos diários de Geografia. Mais uma vez venho lembrar o que já foi dito na aula de apresentação.
O Caderno diário na disciplina de geografia cumpre as seguintes funções, que foram devidamente explicadas aos alunos na aula de apresentação, e que são as seguintes:
  • Ser um complemento ao Manual e Caderno de Actividades e, por isso, não será repetido no Caderno o que já está suficientemente explicado nos dois livros anteriores. O estudo deve ser sempre baseado no manual adoptado que é demasiado caro para ser colocado na “prateleira”. Para o Caderno ficam reservados os assuntos que, em minha opinião,não estão devidamente explicados e/ou estruturados no manual.
  • Ser um instrumento de trabalho na aula, em particular na resolução de algumas fichas do Manual.
  • Ser um guia para Encarregados de Educação e alunos para que possam ter uma referência da matéria já leccionada.

No caso concreto da matéria relativa à localização absoluta (latitude e longitude), o que está no Caderno diário é mais do que o suficiente, uma vez que é baseada em exercícios dos quais os alunos já dispõem em grande número no Caderno de Actividades e no Manual. Estar a desenhar redes cartográficas sobrepostas a mapas no Caderno Diário é um trabalho que os alunos não precisam, pois seria sempre muito deficiente, na medida em que exige de todos uma habilidade e rigor próprios de outros níveis de desenvolvimento e uso de outras ferramentas.
PTG

domingo, janeiro 07, 2007

Latitude60


Vou tentar colocar a Escola neste projecto que me parece muito interessante. É coordenado por uma equipa dinâmica de pessoas muito competentes. Todos os alunos estão convidados a visitar o site para se familiarizarem com o projecto. Estão programdos vários concursos e há prémios para todos. Os melhores e mais caros são viagens à Antártida!!!! Mas há mais... Os trabalhos a apresentar pelos alunos a concurso vão desde Posters científicos até trabalhos de artes plásticas, passando pela escrita criativa. Portanto muitas disciplinas pderão estar envolvidas. Os trabalhos deverão incidir obrigatoriamente sobre as regiões polares. Todos os alunos interessados em fazer uma pré-inscrição devem-me contactar o mais rapidamente possível.
Como professor eu já aderi e já estou disponível para todos os alunos interessados em participar.
Podem obter mais informações no site do Projecto