quinta-feira, maio 03, 2007
Final do Blog
Visitem, então o novo Blog com um novo visual.
PTG
quinta-feira, abril 26, 2007
O efeito de estufa

O efeito de estufa existe na Terra desde a formação da sua atmosfera. à distância que a Terra se encontra do Sol não seria possível, sem uma acumulação de calor, atingir as temperaturas que se registam hoje na Terra e, consequentemente, existir vida tal qual a conhecemos. Está estudado que na ausência de efeito de estufa natural a temperatura na Terra seria 33ºC mais baixa(!!!!). Isto significa, por exemplo, que se a temperatura média em Portugal varia, mais ou menos, entre os 14ºC e os 17ºC, sem efeito de estufa ela seria de aproximadamente -18ºC em média. Assim, teríamos com toda a certeza um clima polar onde sómente no Verão a temperatura pouco ultrapassaria os 0ºC.
A figura mostra que da radiação solar que chega à Terra (1) parte dela (+/- 30%) é logo reflectida para o espaço (2) não atingindo a superfície. 70% chega às camadas mais baixas da atmosfera (3). A Terra tem a capacidade de transformar a radição solar em calor(radiação terrestre, calor ou radiação infravermelha) e parte desse calor fica retido na atmosfera (5) por acção dos gases com efeito de estufa (vapor-de água, dióxido de carbono, metano óxidos de azoto, só para falar nos mais importantes), enquanto que outra parte é enviada para o espaço (4).
A atmosfera terrestre funciona como uma estufa: é permeável à radição solar mas retém parte do calor posteriormente emitido pela Terra.
As actividades humanas estão a reforçar este efeito de estufa natural, pela produção de grandes quantidades de gases de efeito de estufa provenientes da actividade industrial, agricultura, queima de combustíveis fósseis, transportes, etc. A atmosfera fica cada vez mais densa com o aumento destes gases retendo cada vez mais calor nas baixas camadas da atmosfera.
Se uma só erupção vulcânica como a do Monte Pinatubo pode ter consequências climáticas relativamente graves... Imaginem agora as consequências que a emissão de quantidades enormes de poluentes poderá ter ou já estar a ter no clima mundial!...
PTG
O monte pinatubo e o clima



sábado, março 17, 2007
Ambiente e sociedade
Trabalhos de Grupo
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Interdependência entre espaços


LINK PARA DOWNLOAD
segunda-feira, janeiro 22, 2007
Novidades de documentos para estudo
Na minha página estão disponíveis muitos documentos para preparação para o teste. Há resumo de matéria, fichas e exttos de apoio. Por isso, vão até lá e aproveitem.
PTG
sexta-feira, janeiro 19, 2007
SNIG- Educação


quinta-feira, janeiro 18, 2007
Pobreza no Mundo

sábado, janeiro 13, 2007
Médicos a trabalhar

Em 2004 7,7 milhões de médicos estavam no activo. O maior número regista-se na China, que é o território que surge, neste mapa, com maior dimensão
PTG
Esperança de vida

A esperança de vida mais longa é registada no Japão (81 anos e seis meses). Ao contrário, a esperança de vida mais curta é registada na zambia (país africano), com 32 anos e 8 meses!!!!! A média mundial situa-se nos 67 anos. A mortalidade na zambia e a consequente descida da esperança de vida, tem vindo a aumentar nos últimos anos em consequência da epidemia de SIDA.
PTG
Mortalidade infantil

Este mapa deformado mostra a Mortalidade Infantil no Mundo. As regiões com maiores valores estão exageradas e aquelas com valores mais baixos estão reduzidas. A África e o Sul da Ásia parecem ocupar todo o mapa, enquanto que a Europa e a América estão representadas num tamanho muito reduzido. De notar também que a Oceania está praticamente invisível.
Os dados dizem respeito a 2002, ano em que ocorreram, a nível mundial 7,2 milhões de crianças com menos um ano de idade. 5,4% morreram no primeiro ano de idade e 2,3% durante a primeira semana. Na ìndia cerca de 7 bebés em cada 100 (70 por mil) morrem no primeiro ano de vida. mas a região em pior situação é mesmo o Continente africano, o qual regista 22 países com uma taxa superior a 10 mortes em cada cem nascimentos. O valor mais elevado é registado na Serra Leoa (um dos páises com IDH mais baixo do Mundo) que atinge o valor de 16,5 bebés que morrem por cada cem nascimentos.
É bem um Mundo de contrastes!!!!!
PTG
Desigualdades 2
As desigualdades no Mundo

quinta-feira, janeiro 11, 2007
Caderno Diário
O Caderno diário na disciplina de geografia cumpre as seguintes funções, que foram devidamente explicadas aos alunos na aula de apresentação, e que são as seguintes:
- Ser um complemento ao Manual e Caderno de Actividades e, por isso, não será repetido no Caderno o que já está suficientemente explicado nos dois livros anteriores. O estudo deve ser sempre baseado no manual adoptado que é demasiado caro para ser colocado na “prateleira”. Para o Caderno ficam reservados os assuntos que, em minha opinião,não estão devidamente explicados e/ou estruturados no manual.
- Ser um instrumento de trabalho na aula, em particular na resolução de algumas fichas do Manual.
- Ser um guia para Encarregados de Educação e alunos para que possam ter uma referência da matéria já leccionada.
No caso concreto da matéria relativa à localização absoluta (latitude e longitude), o que está no Caderno diário é mais do que o suficiente, uma vez que é baseada em exercícios dos quais os alunos já dispõem em grande número no Caderno de Actividades e no Manual. Estar a desenhar redes cartográficas sobrepostas a mapas no Caderno Diário é um trabalho que os alunos não precisam, pois seria sempre muito deficiente, na medida em que exige de todos uma habilidade e rigor próprios de outros níveis de desenvolvimento e uso de outras ferramentas.
PTG
domingo, janeiro 07, 2007
Latitude60


Como professor eu já aderi e já estou disponível para todos os alunos interessados em participar.
Podem obter mais informações no site do Projecto