quarta-feira, dezembro 13, 2006

Notas dos Testes

As minhas desculpas a todos os alunos que me pediram as notas por e-mail e que eu não pude responder por questões de uma emergência familiar. Que esta infeliz situação não vos desmotive para me continuar a contactar, sempre que necessário.
PTG

domingo, dezembro 10, 2006

Entrega dos testes

Caros alunos:
Os testes estão corrigidos e começarão a ser entregues já na próxima semana. No geral, houve melhorias nas notas, mas em alguns casos, foi insuficiente. Quem não quiser esperar pela sexta- feira (nomeadamente o 9ºB) poderá perguntar-me na Escola, ou envia-me um mail que eu responderei pessoalmente a quem o solicitar.
PTG

sábado, dezembro 09, 2006

Alguns dados sobre desenvolvimento em Portugal


O Portal dos Universitários (Universia.pt) publicou há dias esta notícia sobre o último relatório sobre o desenvolvimento humano das Nações Unidas:

02/12/2006
Desenvolvimento humano: Portugal na 28ª posição

O relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano revela um aumento do desemprego de longa duração em Portugal.
O desemprego de longa duração em Portugal aumentou 1,2 por cento em dois anos, revela um relatório das Nações Unidas, que coloca o país na 28ª posição do índice mundial de desenvolvimento humano.

O relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que foi apresentado esta semana na Cidade do Cabo, África do Sul, indica que o desemprego de longa duração em Portugal se situava nos 7,5 por cento em 2005, contra os 6,3 por cento em 2003.

De acordo com o documento, em 2005 estavam no desemprego 412 mil portugueses, mais 69.700 pessoas do que em 2003, sendo visível a falta de emprego nos jovens, que registou um aumento de 1,5 por cento em dois anos.

Os dados mostram ainda que o desemprego afecta mais os homens (49.9) do que as mulheres (47.1). De acordo com as Nações Unidas, Portugal é o nono país europeu com maior taxa de desemprego.

O PNUD coloca Portugal na 28ª posição de índice mundial de desenvolvimento humano, descendendo uma posição em relação ao ano passado.

O índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, que no relatório de 2006 se baseia em números de 2004, avalia os países não apenas pelo seu Produto Interno Bruto, mas também a partir de indicadores de bem-estar como a esperança de vida, a educação e a saúde.

As Nações Unidas fixam em 77,5 anos a esperança média de vida à nascença, enquanto no relatório anterior era de 77,2 anos. As mulheres (90,2 por cento) têm mais probabilidade de viver depois dos 65 anos que os homens (79,9), dados que se mantêm inalterados relativamente ao relatório anterior.

Sobre a educação, o documento destaca que Portugal desceu ligeiramente no que toca à alfabetização de adultos, passando dos 92,5 para os 92 por cento.

Segundo as Nações Unidas, Portugal aumentou levemente os gastos públicos com a Educação, que subiram dos 5,8 para os 5,9 por cento.

O mesmo relatório indica ainda que em 2015 viverão em Portugal 10.800 milhões de pessoas, registando-se um crescimento 0,3 por cento da população, e a maioria (63.6 por cento) terá residência nos centros urbanos e 18,9 por cento terá mais de 65 anos.

Fonte: Universia.pt

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Revista Fórum Geográfico


Surgiu uma nova publicação electrónica de geografia da responsabilidade do Instituto Geográfico Português. O Instituto Geográfico Português (IGP) está integrado no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e é o organismo responsável pela execução da política de informação geográfica.
A revista chama-se Fórum geográfico e está disponível online, completamente grátis no site da Revista.
Sigam o Link para fazer o Download (+/- 4Mb). Este primeiro número é sobre O Papel da Informação Geográfica na Sociedade. Consultem à vontade e quaisquer dúvidas não exitem em me contactar.
PTG

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Índice de Desenvolvimento Humano na UE


Este gráfico mostra os últimos resultados do Relatório do Desenvolvimento Humano para o ano de 2006. Como se pode ver a Eslovénia, um dos membros mais recentes da União Europeia, já ultrapassou Portugal. No entanto, Portugal está razoavelmente classificado com um valor ligeiramente superior a 0.9, seguido já de muito perto pelo Chipre. Fantástico é o lugar da Irlanda: o país com maior IDH da União Europeia. Resta lembrar que a Irlanda, Portugal, Espanha e Grécia eram à data da sua entrada para a UE os países mais pobres da União, os que registavam menor desenvolvimento económico e os mais periféricos. Tudo isso é passado para a Irlanda, mas também para a Espanha. A Grécia ultrapassou recentemente Portugal. Esta lista é encabeçada pela Norouega, país com IDH mais elevado do mundo, e termina com a Nigéria.
PTG